Alimentos Tóxicos para Cachorro

Alguns alimentos, que para humanos são inofensivos, podem ser extremamente perigosos para os cachorros. Preste atenção na lista abaixo para não correr o risco de envenenar seu cachorro sem saber.

Alimentos Proibidos para Cachorro

Chocolate

Chocolate contém cafeína e teobromina , que se enquadram na categoria metilxantinas, que é tóxico para cachorros. Quanto mais escuro o chocolate pior. Chocolate branco contêm menos metilxantinas . Assim , menos toxicidade para seu cão.

O que pode acontecer:
Se comido por um cachorro , o chocolate pode causar vômitos , desidratação, dores abdominais , agitação severa, tremores musculares , ritmo cardíaco irregular, temperatura corporal elevada , convulsões e dependendo da quantidade, até morte.

 

Leite

Filhotes de cachorro bebem leite de suas mães depois que eles nascem. No entanto, como os seres humanos , os cães podem também sofrem de intolerância à lactose do leite de vaca. Esse açúcar do leite faz mal porque os cães não têm as enzimas necessárias para quebrar-lo.

O que pode acontecer:
O consumo de leite pode levar a vômitos, diarréia e outros problemas gastrointestinais. Embora não seja imediatamente com risco de vida , pode contribuir para a exposição bacteriana grave nos cães, o que poderia eventualmente conduzir a alguma doença grave.

 

Queijo

Tal como o leite , o queijo também tem açúcares e componentes gordurosos que os cães não têm as enzimas necessárias para quebrar.

O que pode acontecer:
Queijo e outros produtos lácteos , pode causar problemas, principalmente se consumidos em excesso . Sintomas como gases, diarreia e vômitos podem ocorrer se um cão comer muito queijo.

 

Cebola

As cebolas contêm um ingrediente chamado tiossulfato que é tóxico para os gatos e cães . A ingestão de cebolas por cães provoca uma condição chamada de anemia hemolítica.

O que pode acontecer:
As cebolas podem danificar as células vermelhas do sangue em cães fazendo com que eles se tornam mais fracos e se movimentar menos. Se consumido em excesso , uma transfusão de sangue pode ser necessária.

 

Alho

O alho é da família da cebola e é ainda mais perigoso para cães do que as cebolas comuns . O alho contém compostos que são fortes e muito tóxicos para cachorros e gatos,  se consumido em grandes quantidades.

Alguns pesquisadores e veterinários acreditam que o alho e a cebola, em pequenas quantidades, podem ajudar na saúde geral do animal.

O que pode acontecer :
Danos oxidativos para as células vermelhas do sangue e desencadeando um processo que pode chegar á anemia. Os cães ficam com aparência abatida, cansados e relutante em se mover. A urina do cão fica laranja para vermelho escuro. Como com cebolas , uma transfusão de sangue pode ser necessária em casos graves.

 

Abacate

Como o alho e a cebola, há controversas com relação á toxidade o abacate. Ainda sim, deve se evitar o consumo puro da fruta, pois muitos caninos apresentam desconforto estomacal, além de ser uma fruta com muita gordurosa. Mesmo sendo uma gordura boa, ela engorda.

O que pode acontecer:
Abacates podem causar em cães, problemas estomacais, dificuldades respiratórias e acúmulo de líquido no peito. Mas a coisa mais perigosa para eles é o caroço . Uma vez que é escorregadio, ele pode ser acidentalmente engolido, levando à obstrução do trato gastrointestinal dos cachorros.

 

Núcleo da Maçã

O núcleo de uma maçã (bem como das ameixas, pêssegos, peras e damascos) contêm glicosídeos cianogênicos, que também é conhecido como cianeto.

O que pode acontecer:
Alguns dos sintomas que vêm da ingestão desta toxina são tonturas, dificuldade para respirar, convulsões, colapso, hiperventilação (aumento excessivo da quantidade de ar que ventila os pulmões), ou até mesmo coma.

 

Cafeína

Não deixe seu cão tomar nenhum líquido que contenha cafeína, como café, chás, energéticos, entre outros. A cafeína contém um estimulante conhecido como xantina metilado.

O que pode acontecer:
Xantina metilado estimula o sistema nervoso em cães, causando vômitos, agitação, palpitações cardíacas e em casos extremos, até mesmo a morte.

 

Bacon

A ingestão frequente de alimentos ricos em gordura, como bacon, pode levar seu cão à uma pancreatite. Uma vez que um cachorro desenvolveu pancreatite, seu pâncreas ‘se tornar inflamado e parar de funcionar corretamente.

O que pode acontecer:
Isto leva seu cão a ter vários tipos de problemas com a digestão e absorção de nutrientes.

 

Uvas

Embora desconhecido quais as substâncias que estão nas uvas que causam toxicidade para os cães , os resultado de seu consumo pode ser devastador.

O que pode acontecer:
Uvas e passas podem causar insuficiência renal rápida. Isso varia de cachorro pra cachorro, em alguns, os sintomas podem nem aparecer. Além de insuficiência renal , os cães também podem desenvolver vômitos ou diarreia , assim como um estado letárgico . Pode ocorrer também desidratação e falta de apetite.
Obs.: Em casos graves, a insuficiência renal pode levar á morte.

 

Devemos salientar que a intensidade de danos desses alimentos para seu cão, podem variar dependendo de sua raça, tamanho, idade e condições gerais de saúde. Como seres humanos, todos os cães são diferentes e podem reagir de forma diferente aos alimentos.

Para não correr risco, mantenha seu bichinho longe dos alimentos acima, pois eles são Alimentos Perigosos para Cachorro.

Compartilhar

Deixe uma resposta